Toyota não é mais a marca mais confiável, diz Consumer Reports

Toyota não é mais a marca mais confiável, diz Consumer Reports

  • Subaru é classificada como a marca mais confiável pela primeira vez nas classificações anuais da Consumer Reports
  • Toyota caiu devido a novos motores em novos veículos
  • Rivian ficou em último lugar em confiabilidade, embora 15 outras marcas não tenham sido avaliadas

A Toyota ou sua marca de luxo Lexus não estão mais no topo do ranking de marcas mais confiáveis, de acordo com um relatório anual publicado quinta-feira pela Consumer Reports.

A Subaru é agora considerada a marca de automóveis mais confiável. É a primeira vez que a pequena montadora japonesa conquista o primeiro lugar historicamente dominado pela Toyota, que dominou as tabelas de vendas com veículos como o best-seller Toyota RAV4.

A pesquisa anual reúne dados de proprietários, bem como testes internos da Consumer Reports em centenas de milhares de veículos abrangendo os anos modelo de 2000 a 2024. A pesquisa aborda 20 possíveis problemas enfrentados pelos proprietários nos últimos 12 meses, que vão desde problemas de transmissão e motor elétrico até controles climáticos e eletrônicos automotivos, como interfaces touchscreen e sistemas de infoentretenimentohá muito tempo um ponto de frustração para muitos proprietários de carros novos.

A Subaru parece ter adotado o que manteve a Toyota e a Lexus no topo dos rankings de confiabilidade pelo menos nos últimos cinco anos, ao fazendo atualizações incrementais com peças comprovadas compartilhadas em toda a linha. Os veículos redesenhados da Subaru, como o Subaru Forester 2025, adotam uma abordagem conservadora, que rendeu críticas à Toyota até a recente reformulação da marca.

Começando com a picape Toyota Tundra que foi redesenhada para 2022, a Toyota redesenhou quase todos os veículos em sua vasta linha de sedãs, SUVs crossover, caminhões e cupês esportivos, culminando com o Toyota 4Runner SUV 2025, que foi redesenhado pela última vez em 2010. Tanta coisa mudou em 15 anos.

Muitas das reprojetos de SUVs e caminhões da família Toyota apresentam motores turbo e híbridos mais eficientes e de menor cilindrada no lugar de V-8s com risco de emissões que impulsionou a programação por tanto tempo. Carros novos geralmente significam novos problemas.

Subaru manteve-se quase teimosamente com seu motor boxer flat-4 em veículos como o Subaru Crosstrek, e não possui qualquer eletrificação, exceto o crossover elétrico Subaru Solterra construído em parceria com a Toyota.

Para avaliar a confiabilidade geral de uma marca, a Consumer Reports leva em consideração os problemas relatados para cada modelo específico da linha de uma marca. O Solterra é o único Subaru com pontuação abaixo da média em confiabilidade prevista. A confiabilidade prevista é uma pontuação média dos últimos três anos de um modelo, desde que não tenha sido redesenhado.

Avaliações abaixo da média para a Tundra, a nova picape de médio porte Tacoma, bem como o bZ4X EV que está relacionado ao Solterra, afundaram a classificação geral de confiabilidade da Toyota.

“Embora as classificações das marcas possam guiá-lo até o showroom, é fundamental observar a confiabilidade de modelos específicos antes de tomar uma decisão de compra”, disse Jake Fisher, diretor sênior do Centro de Testes Automáticos da Consumer Reports. “Mesmo dentro de empresas de alto escalão, pode haver variação significativa na confiabilidade”.

O novo Tundra tem sido assolado por problemas, com 10 recalls desde o lançamento do modelo 2022. Esses problemas fizeram com que a Toyota tomasse a dispendiosa decisão em julho de substituir mais de 100.000 motores V-6 biturbo de 3,5 litros no Tundra 2022-2023 e no Lexus LX. A Consumer Reports reconheceu que os recalls não prejudicam uma marca em suas classificações de confiabilidade, embora problemas persistentes o façam.

Apesar dos recentes contratempos em sua nova linha de SUVs e caminhões, a Toyota ainda ficou em terceiro lugar e a Lexus em segundo como o mais confiável entre 22 marcas. Quinze marcas, desde Ram até Porsche, não foram classificadas devido a dados insuficientes.

Classificações de confiabilidade da marca Consumer Reports 2025

Classificações de confiabilidade da marca Consumer Reports 2025

No geral, as marcas asiáticas, seguidas pelas marcas alemãs, tiveram resultados muito melhores em termos de fiabilidade do que os fabricantes de automóveis nacionais. A Buick, que segue a abordagem conservadora e incremental da Subaru e da Toyota para novos modelos, foi a distintivo nacional de classificação mais alta (embora metade de seus modelos sejam fabricados na Ásia) em 11º lugar, bem no meio do ranking.

A Mazda caiu este ano para sexto devido a mais problemas com o híbrido plug-in CX-90, e a Hyundai caiu para 10º devido a problemas contínuos com seu crossover elétrico Ioniq 5 e problemas de transmissão com a pequena picape Santa Cruz, de acordo com Consumer Reports.

Rivian avaliado em último lugar para confiabilidade devido a problemas relatados com a picape R1T, que vão desde pintura e acabamento até sistemas de carregamento de EV.

Veja também

Este site utiliza cookies essenciais, analíticos e de publicidade para garantir funcionalidades, melhorar sua experiência, entender como você navega e apresentar anúncios personalizados relacionados ao setor automotivo. Ao clicar em “Aceitar todos”, você concorda com o uso de todos os cookies conforme nossa Política de Privacidade.